domingo, 14 de março de 2010

Mais sobre a executiva...

Apresentando a Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem – ENEEnf

A Enfermagem hoje no Brasil representa o maior contingente de profissionais nos serviços de saúde. A mesma é uma profissão cujo cotidiano de trabalho é dividido tecnicamente, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares. A divisão social do trabalho em Enfermagem é fato dado, sendo que esta distancia o trabalhador das reflexões acerca de suas ações (atos de enfermagem), torna o trabalho ainda mais tecnicista, fragmenta o cuidado e mercantiliza o ser humano e a saúde, tendo como conseqüência o distanciamento do trabalhador das questões políticas e filosóficas. É importante observar de que forma isso reflete na sociedade e de que forma o atual modelo de sociedade reflete na profissão.
O atual modelo de sociedade produz desigualdades, e isso não é defeito desse modelo, antes, é a maneira pela qual o mesmo se estabelece e se sustenta. As bases da sociedade capitalista neoliberal estão firmadas sobre a exploração do homem pelo homem, alienação do trabalho e do trabalhador.
Diante do atual modelo de sociedade e da atual situação da Enfermagem é preciso que o Movimento Estudantil se entenda e se reafirme enquanto movimento social e que pontue sua opção frente a este modo de organizar a sociedade vigente. Por isso afirmamos que disputamos hoje uma sociedade na qual o homem não seja alienado e explorado, onde seu trabalho seja sua maior riqueza no sentido de torná-lo sujeito da sua própria historia e capaz de mantê-lo dignamente, uma sociedade onde o homem seja o objetivo e não o lucro supremo.
O Movimento Estudantil de Enfermagem historicamente, através de seus espaços de inserção e em seus debates vem acumulando em torno dessa discussão, ao lado das estudantes e dos estudantes de diversas partes do país e dos movimentos sociais, que são parceiros na luta por uma outra sociedade, acreditando que um outro mundo é possível.
Todo movimento social, toda entidade de classe deve nortear, basear suas reflexões, ações e participações naquilo em que acredita, nas suas bandeiras de luta.

SOCIEDADE - luta pela superação da sociedade de classes, superação da exploração do homem pelo homem e da alienação do trabalho, apontando para uma sociedade justa, igualitária e equânime;

EDUCAÇÂO - luta por uma universidade pública gratuita, laica, referenciada socialmente;

SAÚDE - defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde e na conquista popular da saúde;

ENFERMAGEM - como prática social e construção de uma organização política da profissão, não coorporativa, e em função de conquista da emancipação do sujeito em seu processo de saúde.

FORMAÇÂO - luta por um processo pedagógico libertador que promova o estudante para uma prática comprometida socialmente.

Na busca da efetivação destas bandeiras a ENEEnf busca promover mudança de cultura e organicidade do MEEnf através da ativação e fortalecimento de processos formativos vinculados a outros movimentos sociais, entidades e instituições parceiras. A fim de proporcionar o protagonismo e a organização dos estudantes enquanto sujeitos coletivos conscientes de sua opção frente ao mundo, lutadoras e lutadores do povo.
E nesse contexto a ENEEnf realiza seus encontros e processos formativos. Anualmente a ENEEnf promove e organiza o Encontro Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEn).
O ENEEn é o maior e mais importante fórum deliberativo do movimento estudantil de enfermagem. Este é um encontro de base, onde todos os estudantes, possuem direito de participação e voz, entretanto apenas estudantes comprovadamente de enfermagem e com no mínimo 75% de participação no Encontro possuem direito a voto. Esse ano, o público do ENEEn será de 500 estudantes, vindos dos diferentes estados do Brasil.

Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário