domingo, 14 de março de 2010

Repasse da viagem CAROPABA para Recife

Dia 29 de janeiro, Eu (Alana), Gaby e Israel pegamos o ônibus das 5h30min para Recife. Chegando lá, encontramos alguns estudantes da UPE, UFPE e faculdade particular e fomos juntos para o campus da UFPE em Vitória de Santo Antão, onde ficamos o fim de semana. Nos instalamos nas dependências da faculdade e logo após aconteceu uma reunião para integração e alguns esclarecimentos. Dentre todos os alunos de Enfermagem que estavam lá, encontramos representações do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Pará e Paraná. Júnior e Rayssa também compareceram, chegando no dia 30 de manha.

O objetivo desse encontro foi montar a comissão metodológica para o 33° ENEEn, que acontecerá nos dias 18 á 25 de julho de 2010. É a comissão metodológica a responsável por montar a programação do evento, suas respectivas ementas e demandas num projeto a ser apresentado para os membros da Executiva Nacional.

As reuniões foram divididas na parte da manhã, tarde e noite, onde se foi construído o projeto de acordo com as discussões feitas após leituras de textos, projetos de Encontros anteriores e a opinião pessoal de cada membro da Comissão.

O 33° ENEEn terá como tema: (Re)descobrindo a Integralidade: o papel do Enfermagem na transformação social. O eixo principal dessa temática é a Integralidade, uma das diretrizes do SUS, porém com uma nova roupagem, um novo conceito. O eixo secundário será a Sociedade, enquanto usuária dos Serviços de Saúde, com direitos que perpassam ao atendimento nas USF’s, direitos de serem vistos individualmente, ouvidos em suas necessidades e assistidos como um todo.

Debatendo sobre tais eixos e sua ligação um com o outro, percebemos que hoje, a dificuldade de haver uma integralidade de profissional para usuário não é apenas um problema dos Programas do Governo, ou do Sistema e sim dos profissionais e também de nós, estudantes, uma vez que a precarização do trabalho atinge não só a classe trabalhadora, mas fere indiretamente á sociedade e a formação, pois nas Universidades percebe-se a deficiência a se tratar de saúde pública.

Através desses pontos de vista observados, montamos a programação do 33° ENEEn visando uma conscientização dos alunos (futuros profissionais) para que estes venham reivindicar uma melhora na sua formação através de uma mudança curricular, bem como informá-los de seu papel na sociedade mediante essa problemática como ser atuante para uma transformação social.

Reconhecendo tais problemas e nossa capacidade de mudar essa realidade, convidamos todos os estudantes de Enfermagem para comparecer a este evento e jamais desistir de lutar!

Alana Franco da Silva

Coordenação Geral CAROPABA

Nenhum comentário:

Postar um comentário