domingo, 14 de março de 2010

Manual do Fera!


Seja Bem Vindo à Universidade Federal da Paraíba! Somos o Centro Acadêmico de Enfermagem “Rosa de Paula Barbosa”, um coletivo de estudantes de Enfermagem de diversos períodos, concepções, gostos, inquietações e desafios. Esse é o seu manual de fera de enfermagem, que tem a intenção de aproximar o estudante de algumas primeiras questões que surgem quando entramos na universidade.

O curso de Enfermagem da UFPB teve uma mudança no seu currículo. Em 2008.1 foi iniciada a primeira turma com a nova grade curricular, que inclui Além do Bacharelado, a Licenciatura, aumentando a duração do curso em mais um período e centrando a nossa formação para atender ao Sistema Único de Saúde. Cada disciplina está filiada à um departamento. Dentre os principais citamos o DENC (Dep. de Enfermagem Cirúrgica), DESPP (Dep. de Estudo em Saúde Pública e Psiquiatria), o DFP (Dep. de Fisiologia e Patologia), o DBM (Dep. de Biologia Molecular), DM (Dep. de Morfologia) e etc.

Para fazer inscrição tanto na Biblioteca Central, você precisará basicamente de Horário Individual. Tais documentos como Horário e Histórico podem ser emitidos na Coordenação de Enfermagem mediante o fornecimento do número da sua matrícula. Para ter acesso ao Restaurante Universitário é preciso de mais documentação e estar atento aos prazos para inscrição.

A UFPB mantém sua formação com base num tripé cujos elementos são: Extensão, Ensino e Pesquisa. Na Extensão, o aluno aprende e compreende a importância de um aprendizado junto á sociedade e o seu papel na transformação social. No ensino, estão as aulas, práticas de laboratório, de campo, estágios etc. O estudante aprende e aperfeiçoa sua capacidade de ensino/aprendizagem, podendo ser monitor de disciplinas. E na Pesquisa, o estudante aprimora seus conhecimentos através de pesquisas científicas que viabilizam publicações e trabalhos. A importância do aluno, durante a graduação, participar de todos esses elementos está no aprendizado diferenciado que é oferecido através de tais programas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário